Nesta unidade os discentes do Colégio Ideia estão tenho a oportunidade, talvez exemplar, de poderem administrar suas notas. Como assim? Ao invés de começarem a unidade com zero e irem adquirindo pontos, os cursistas da 7ª e 8ª séries começaram com 100% e devem mantê-lo ou não a partir das atividades que executarem em grupo ou individualmente. Inclui-se nessa visão a nota solidária que representa a transferência de donativos para pessoas comprovadamente carentes de recursos alimentares.
A metodologia é simples: aulas expositivas, dialogadas e motivadoras (quando possível) seguidas de dinâmicas de grupo (debates, confecção de cartazes, panfletos, blogs, comunidades, envio de mensagens pelo sms do celular, desafios, atividades afim (envolvendo múltiplas inteligências). Esse método não está pronto, apenas sugerido e sendo realizado com a participação de alguns discentes que se sentem à vontade para opinar.
As turmas foram divididas em dois grandes grupos passíveis de sub-divisão e com líderes que podem ser substituídos (Tipo O Aprendiz). Junto a minha coordenação de sala existe a figura do assessor ou monitor (no momento Martim, 7ª, e Rodrigo, 8ª.)
Para dinamizar, as equipes se auto-denominaram: Tchu tchu Rock' In Roll, Priih Priih (7ª série), ATHARAKAK - REH e 6Teto (8ª série). Os responsáveis pela coordenação da sala são os líderes de grupo, o monitor-assessor e eu (Professor).
As atividades tem valor percentual para manutenção ou para perda. As variações desses percentuais dependem da complexidade da atividade e do consenso, se possível. Aqui cabe acrescentar a nota solidária que serve como estímulo às ações socias emergentes.
Essa forma de ministrar aulas e avaliar não é perfeita, com o tempo se tornará mais uma, por isso existe a necessidade de revisão e consulta, principalmente ao discente, aqui co-autor das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário